quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

E nas curvas...


 "O que me atrai é a curva
livre e sensual. A curva
que no encontro sinuoso
dos nossos rios, nas nuvens
do céu, no corpo da mulher
preferida. De curva é feito 
todo o universo. O universo
curvo de Einstein " Oscar Niemeyer



                            


Minha admiração por Niemeyer começou cedo, mas percebi isso muito depois... Ano passado pra dizer a verdade. Uns gostam e outros odeiam. Confesso que demorou, mas consegui interpretar suas curvas, seus significados a sua mensagem ao passar dos anos. É com pesar que escrevo essas palavras, já que posso dizer que -direta- e indiretamente Niemeyer teve uma GRANDE influência sobre mim. 
Foram as palavras que mesmo distantes fez-se a admiração. Um trabalho escolar, uma edificação, uma contemplação, uma maquete, o HYDE PARK. Depois do MAC na qual convivo diaramente, o Hyde Park de Londres foi a sua segunda obra que conheci. E ainda vivo em Niterói, cidade que foi contemplada por muitas outras obras, amor <3 

Para todos que me perguntam o porque da Arquitetura, conto a incansável histórinha "Na sétima série eu fiz um trabalho blá blá blá e me encantei e" Não tem explicação. Ao cursar arquitetura você é praticamente obrigado a mudar a sua visão de preferência arquitetural e é induzido a não responder Niemeyer diante ao "leque" de tantos outros arquitetos. Pra mim não é questão de conhecimento e sim de identificação, de uma história por trás tudo e que ao decorrer das minhas lembranças tudo se encaixa. 

Um dos meu sonhos era conhecer Brasília, por causa de Jk, Lúcio Costa e Niemeyer. É uma cidade feita de marcos. Não existe nenhuma outra, é única. Algumas cidades podem ser confundidas umas com as outras, você pensa antes de ser questionado. Mas com Brasília é impossível buscar uma semelhante.  

Ele o revolucionário do concreto armado, podemos agradecer por podermos entrar em algumas edificações pelo início do uso dessa tecnologia.

Esse ano meu contato com sua arquitetura ficou mais próxima. Estudei a fundo a concepção da sua residência construída no rio de janeiro. A maravilhosa Casa das Canoas na Estrada das Canoas no Rio de Janeiro, aberta a visitação. É uma casa linda e ali você já percebe todo seu significado, a proximidade com a natureza, a laje sinuosa inspirada nas curvas das mulheres e da natureza,  acompanhando a vegetação e a pedra que foi mantida na construção da casa. 

Meu sonho era sentar com ele em um baquinho qualquer na Lagoa Rodrigo de Freitas, ali pertinho da obra O Berço e ficar papeando com ele sobre arquitetura :') 

Interior Casa das Canoas

THARÃN! Casa das Canoas
Logo depois, veio Brasília <3 ali pude lembrar de cada pedacinho estudado e "O" museu no conceito de cidade da Arquitetura Modernista. Só tenho a agradecer ao querido Oscar por me proporcionar todos esses momentos, já que GRANDES OBRAS permanecem 





Um comentário: